A tecnologia está presente em
nossas vidas. Caminhamos para a era da computação ubíqua no qual a informática
está no cotidiano das pessoas sem que elas percebam. Pensando nisso e com tanta
evolução tecnológica por aí, por que ainda existem certas resistências do uso
da tecnologia em diversos setores, sobretudo na educação?
Se observarmos bem, as
crianças e jovens desse século já possui certa facilidade com o uso dessas tecnologias
e isso já está presente no dia a dia de grande parte delas. A questão da
integração na educação está relacionada com a forma e nível no qual tais
tecnologias serão aplicadas, pois existem vários níveis de aplicação, e também
com a familiaridade do educador com as ferramentas digitais, sendo que muitos
desses educadores por não terem essa familiaridade acabam tendo essa
resistência.
Além disso, aqueles que tentam
aplicar esse uso, muitas vezes aplicam apenas como uma ferramenta superficial
para a transmissão do ensino padrão (aulas expositivas, passagem de conteúdo no qual os alunos são sujeitos passivos que só recebem as informações sem possuir autonomia).
O uso da tecnologia deve
transcender esse tipo de ensino e se tornar os alicerces para não só a
transmissão de conteúdo, mais também sendo a interação com essas ferramentas digitais,
fundamentais para um melhor processo de aprendizagem. Exemplo disso está no uso
de games com foco pedagógico para o ensino das disciplinas no qual os alunos conseguem
desenvolver o senso lógico e a criatividade, estimulando o pensamento e gerando
maior absorção do conteúdo dado em sala de aula.
Com isso, a integração da
tecnologia está além do uso das ferramentas para a capacidade de analisar,
explorar e construir novas maneiras para realizar cada trabalho.
Concordo. É necessário se ter familiaridade com os novos meios tecnológicos para até então poder fazer uso de uma boa interação com o mecanismo. E, por conseguinte, interagir com a apresentação dos conteúdos que servirão como processo de aprendizagem.
ResponderExcluirLeonardo, gostei muito desta publicação, do conteúdo e também do uso da hipertextualidade na escrita, ache muitos conceitos relacionados com sua postagem: tecnofobia ou temor à tecnologia, tecnocentrismo como aplicação da tecnologia como um fim em si mesmo e os videojogos educativos, um tipo de material iterativo... só gostaria de lembrar que as tecnologias de comunicação e informação são mais que ferramentas já que possibilitam uma quantidade de usos e aplicações e iterações que sobrepassam essa definição, hoje por exemplo, um celular é mais que um telefone, mais que uma agenda, mais que um navegador de internet, é mesmo um conjunto de possibilidades e aplicações além do artefacto (mentefacto??)
ResponderExcluirAs tecnologias digitais passam a ser híbridas, pervasivas, ubíquas, como vocẽ mesmo menciona. Temos tecnologias inteligentes que permitem a comunicação entre coisas, tecnologia vestível, nanotecnologia, etc.Tudo acontecendo de maneira muito célere como você mesmo indica. Esse é um dos motivo que me leva a discutir o conceito de resistência, em grande parte atribuído a relação dos professores com as tecnologias. Será mesmo resistência?
ResponderExcluirO conceito de educação deve estar muito claro, o que queremos, transmitir ou construir conhecimentos, formar cidadãos ou seres alienados? Não interessa se vou utilizar games ou uma planilha, qual a intenção, consumir conteúdos ou produzi-los?